Ajuda popular consegue US$ 50 mil para pagamento da fiança de brasileiro com câncer
- Rádio Manchete USA

- 10 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jan.

BOSTON - Um juiz de imigração de Nova York estabeleceu nesta sexta-feira, 9, a fiança de US$ 50 mil para dar a Marcelo Ribeiro Santos a liberdade provisória. Seu caso adquiriu requintes desumanos já que o brasileiro enfrenta um câncer desde junho e está há quase um mês sem atendimento médico. Populares doaram o valor e a expectativa é soltá-lo já na próxima semana para que ele possa retomar o tratamento.
Mesmo com as informações médicas, o juiz Eric Schultz, da Corte de Imigração de Batavia, relutou em emitir a fiança porque Santos "não se encaixa em um processo de legalização".
O brasileiro migrou para os Estados Unidos há cinco anos e está no país com o visto de turista expirado.
O magistrado também questionou o motivo que levou o brasileiros de 47 anos estar tão próximo ao Canadá no momento em que foi detido por um agente de patrulha [CBP].
"A audiência de fiança durou mais de uma hora e o juiz levantou a possibilidade de tráfico de pessoas por conta do local onde ele foi preso por estar indocumentado", conta Nair freitas, assistente do escritório de advocacia que defende Santos.

O brasileiro mora em Hudson, Massachusetts, e sua versão diz que foi a York, em Nova York, para fazer a estimativa de um trabalho na pintura e se perdeu. "Ele errou o caminho e teve um pequeno acidente de carro a 13 milhas do Canadá", explica Nair, do George Scot Law.
Ele tinha completado a nona sessão de quimioterapia quando foi detido por um agente da patrulha (CBP) no dia 13 de dezembro.
O brasileiro, pai de três filhos adultos no Brasil e nenhum familiar nos EUA, deveria completar 12 ciclos das aplicações químicas para fazer uma cirurgia e, assim, controlar o câncer no reto diagnosticado em estágio 4, mas a interrupção na tratamento pode alterar o plano médico.
"A saúde dele se deteriorou mais na prisão e ele vai precisar de ajuda para se recuperar", avalia Nair. A campanha para arrecadar fundos para Marcelo, mesmo após reunir o dinheiro suficiente para a fiança, continua para arcar com outros custos do tratamento oncológico.
Segundo o policial Maycon Macdowel, que começou o movimento para ajudar Santos, durante todo esse tempo o brasileiro não recebeu atendimento médico. Ele foi levado no início de semana para um hospital e recebeu apenas medicamentos para dor.
Mcdowel também denuncia que não foi designado a Santos um agente de imigração, o que o impossibilita de enviar dinheiro para o preso para questões básicas.
SERVIÇO: A página de arrecadação de fundos para ajudar Santos está disponível aqui.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a autorização da MANCHETE USA. Todos os textos estão protegidos por copyright.
Reproduções autorizadas devem conter crédito de AUTORIA para MANCHETE USA (mancheteusa.com)

.png)



Comentários