Americana denuncia sumiço do marido em sistema prisional do ICE
- Rádio Manchete USA

- 27 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jan.

SAN DIEGO - A mulher do brasileiro Matheus Silveira, preso pelo ICE há mais de dois meses na Califórnia, disse que o marido está incomunicável desde a noite de domingo e que a agência de imigração não sabe informar onde ele está.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais na segunda-feira, 26, Hannah conta que conversou com Silveira na noite anterior pelo aplicativo usado para a comunicação com a família e que, ao tentar acessar a conta do imigrante na manhã seguinte, a plataforma indicava que o contato não estava mais disponível.
Segundo Hannah, ao procurar o Centro de Detenção de Otay Mesa, em San Diego, ela foi informada de que Silveira não estava mais no sistema e que poderia estar em processo de liberação. Mas um colega que dividia a cela com Silveira conseguiu avisar Hannah que o marido havia sido transferido no meio da noite para uma prisão na Lousiana.
“O ICE simplesmente não consegue encontrar meu marido. Meu marido teve concedida a saída voluntária dos Estados Unidos, e um juiz determinou que ele poderia embarcar em um voo comercial, um voo regular saindo de San Diego, para ser transferido ao Brasil, onde nós vamos começar nossa nova vida”, explicou Hannah em post nas redes sociais.
Entrevista para o green card
Silveira , que completa nesta terça-feira, 27, 34 anos, foi detido pelo ICE no dia 24 de novembro no prédio do Serviço e Imigração e Naturalização (USCIS), minutos após ter o pedido de green card através do casamento aprovado.
Uma policial se levantou e disse que "pessoas no corredor" esperavam o casal e o advogado deles para conversar. Na sequência, descreveu Hannah, quatro agentes do ICE entraram no escritório, colocaram o brasileiro contra a parede e o prenderam.
Os oficiais tinham um mandado de prisão contra Silveira que fazia referência à permanência do homem no país após o vencimento do visto de estudante. Silveira chegou ao país em 2019 com o F-1 que expirou no ano seguinte. Ele e Hannah se casaram em agosto de 2024.
Hannah conta que o marido assinou sua saída voluntária dos EUA em vez de ser deportado e a finalização do acordo levaria "algumas semanas".
Por isso, o casal decidiu retomar a vida no Rio de Janeiro, onde mora a família de Silveira. O brasileiro fica impedido de voltar aos EUA por dez anos.
A secretária adjunta do Departamento de Segurança Interna (DHS) afirmou que Matheus seguirá sob custódia do ICE enquanto aguarda a saída dos EUA. Tricia McLaughlin declarou que o homem era um "imigrante ilegal brasileiro com antecedentes criminais que permaneceu nos Estados Unidos após o vencimento de seu visto de estudante F-1".
Ela acrescentou que "ele já havia sido preso anteriormente por dirigir sob a influência de álcool e que a solicitação de um green card não garante o status de residente permanente".
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a autorização da MANCHETE USA. Todos os textos estão protegidos por copyright.
Reproduções autorizadas devem conter crédito de AUTORIA para MANCHETE USA (mancheteusa.com)

.png)



Comentários