top of page
Buscar

Brasileiro com câncer é solto após passar um mês detido pelo ICE sem acesso a tratamento


Marcelo (de toca) agora vai retormar o tratamento interrompido no dia 13 de dezembro (Foto: Redes Sociais)
Marcelo (de toca) agora vai retormar o tratamento interrompido no dia 13 de dezembro (Foto: Redes Sociais)

BOSTON -Marcelo Ribeiro Santos chegou em Massachusetts nesta terça-feira, 13, após passar um mês preso em um centro de detenção do ICE em Nova York e já está apto a retomar o tratamento contra um câncer. Para pagar a fiança de US$ 50 mil, o brasileiro contou com a ajuda de populares.


Santos tinha completado a nona aplicação de um ciclo de 12 sessões de quimioterapia quando foi detido no dia 13 de dezembro. Ele estava se preparando para fazer uma cirurgia e, assim, controlar o câncer no reto diagnosticado em estágio 4.


Mesmo com os relatórios médicos, o juiz Eric Schultz, da Corte de Imigração de Batavia, relutou em emitir a fiança porque Santos "não se encaixava em um processo de legalização".


O magistrado também questionou o motivo que levou o brasileiro de 47 anos a estar tão próximo ao Canadá no momento em que foi detido por um agente da Patrulha da Fronteira [CBP].



Santos mora em Hudson, Massachusetts, e - em sua versão - ele diz que foi a York, em Nova York, para fazer a estimativa de um trabalho de pintura e se perdeu. "Ele errou o caminho e teve um pequeno acidente de carro a 13 milhas do Canadá", explica Nair Freitas, assistente do George Scot Law.


O brasileiro, pai de três filhos adultos no Brasil e nenhum familiar nos Estados Unidos, vive no país há cinco anos e está com o visto expirado.


A campanha para arrecadar fundos para Santos, mesmo após reunir o dinheiro suficiente para a fiança, continua e já ultrapassa US$ 126 mil que serão usados para arcar com outros custos do tratamento oncológico.


Segundo o policial Maycon Macdowel, que começou o movimento para ajudar Santos, durante todo esse tempo o brasileiro não recebeu atendimento médico. Ele foi levado no início de semana passada para um hospital e recebeu apenas medicamentos para dor.


É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a autorização da MANCHETE USA. Todos os textos estão protegidos por copyright.

Reproduções autorizadas devem conter crédito de AUTORIA para MANCHETE USA (mancheteusa.com)




Comentários


bottom of page