Brasileiro de 13 anos está sob custódia do ICE após ser preso pela polícia de Everett
- Rádio Manchete USA

- 13 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de out.

EVERETT - Um brasileiro de 13 anos está sob custódia do ICE na Virgínia há cinco dias depois de ter sido detido pela polícia de Everett, em Massachusetts, na última semana. Não há informações sobre o motivo da prisão.
Na quinta-feira, 9, a mãe de Arthur, Josiele Berto, foi chamada para buscar o filho na delegacia, mas após esperar por mais de uma hora e meia ela foi avisada que o ICE havia levado o garoto.
A defesa de Arthur foi notificada pela Escritório da Promotoria dos Estados Unidos na manhã de sexta-feira (10) que o menino havia sido transferido da sede do ICE em Burlington para o Northwestern Regional Juvenile Detention Center, em Winchester, na Virgínia, a cerca de 800 km de casa.
No mesmo dia o juiz Richard Stearns, da Corte Federal de Boston, ordenou que o Departamento de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês) justifique até terça-feira, 14, a prisão do menor. Caso contrário, o menino deve comparecer diante de um tribunal de imigração para uma audiência de fiança.
O advogado Andrew Lattarulo disse que nunca havia entrado com o pedido de soltura para um cliente tão jovem. Ele criticou a prática do ICE de transferir detentos para Estados como a Virgínia, onde taxas de aprovação de asilo e fiança são mais baixas, dificultando o acesso à defesa.
Segundo Lattarulo, a criança está em processo de asilo com a família e, por isso, tem os documentos necessários para estar provisoriamente no país.
Ao jornal The Boston Globe, Josiele contou que o filho ligou chorando da prisão da Virgínia no sábado e contou que dorme sobre concreto, coberto apenas por uma manta de alumínio e quase não há comida. Além disso, o menino sente muitas dores porque ainda se recupera de uma fratura no pé em consequência de um acidente de bicicleta.
Não se sabe por que os policiais apreenderam Arthur na quinta-feira. Por se tratar de um menor, as informações não são públicas.
A Polícia e prefeitura de Everett não responderam ao pedido de comentário da Manchete USA até a publicação dessa matéria. O ICE também não respondeu.
** Com Agências **

.png)



Comentários