top of page
Buscar

Brasileiro símbolo da luta contra o ICE é o 'bostoniano do ano'




BOSTON - O brasileiro Marcelo Gomes da Silva, de 18 anos, notabilizado pela mobilização popular após ser preso pelo ICE em junho a caminho de um treino de vôlei na Milford High School, está entre os Bostonianos do Ano, uma homenagem do jornal The Boston Globe aos residentes que fizeram a diferença em 2025.


A publicação destaca que o jovem fez uma promessa ao ser liberado da custódia do ICE no meio do ano: ser a voz de todos os imigrantes que são detidos injustamente.


"Da noite para o dia, Gomes se tornou uma espécie de jovem guerreiro entre as comunidades imigrantes. Onde quer que fosse, desde a lanchonete Dairy Queen perto de casa até uma barbearia, era reconhecido por pessoas que o agradeciam por sua coragem em se manifestar contra o ICE", ressalta o jornal.



"Antes da prisão, Gomes queria ser encanador, como um de seus tios. Agora, está determinado a cursar faculdade e considera escolher uma carreira entre o direito, a política ou os negócios. Enquanto isso, ele abraça seu papel como ativista", escreve a jornalista Marcela Rodrigues.


As pessoas não devem ter medo de ser “detidas pelo ICE algum dia sem motivo algum”, disse ele a uma multidão durante um comício em novembro na Assembleia Legislativa de Massachusetts. “Muitos estudantes estão com tanto medo... eles não sabem o que vai acontecer com suas famílias ou o que pode acontecer no futuro", reproduz o texto.



Além de Marcelo, o The Boston Globe homenageia esse ano os bombeiros que combateram o incêndio em uma casa de repouso de Fall River que abrigava 69 pessoas.


A 826 Boston foi reconhecida por manter o compromisso de tranformar estudantes em escritores mesmo diante do corte de US$ 250 mil em fundos federais.


As vítimas de abuso sexual do médico Derrick Todd, Hospital Brigham and Women’s de Boston, também foram lembradas.


Já os presidentes da Universidade Harvard, Alan Garber, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Sally Kornbluth, foram homenageados por resistirem à pressão da administração Donald Trump para se ajustarem às ideologias do governo federal.


O Skating Club de Boston foi exaltado pela coragem de continuar após perder parte da sua equipe em um acidente aéreo no início do ano. O clube lançou a campanha Always Champions para criar bolsas de estudo e homenagens em memória das vítimas.


É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a autorização da MANCHETE USA. Todos os textos estão protegidos por copyright.

Reproduções autorizadas devem conter crédito de AUTORIA para MANCHETE USA (mancheteusa.com)



 
 
 

Comentários


bottom of page