Brasileiro se declara culpado por prática ilegal de medicina em MA
- Rádio Manchete USA

- 16 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de dez. de 2025

BOSTON - O brasileiro Rodrigo de Medeiros Siqueira, 33 anos, se declarou culpado na sexta-feira, 12, por administrar Botox contrabandeado e não aprovado por autoridades de saúde dos Estados Unidos, informou o Departamento de Justiça. O processo cita que pelo menos dez vítmas apresentaram botulismo iatrogênico após serem submetidas a procedimentos estéticos na Rodrigo Beauty Spa em Massachusetts.
Segundo as investigações, Siqueira "não tem licença para prescrever, dispensar ou administrar medicamentos controlados nem para aplicar injeções". Ele praticava medicina ilegal desde agosto de 2022, afirma a Justiça.
O falso médico chegou a ser preso em outubro, mas foi solto "sob condições".
Siqueira pode pegar até três anos de cadeia e um ano de liberdade supervisionada por comercializar remédios não autorizados e de forma ilícita. A multa pode ultrapassar US$250 mil ou o dobro do lucro bruto resultante do delito, prevalecendo o valor maior.
Ainda não foi divulgada a data da sentença.
Vítimas
Uma das vítimas conversou com a Manchete USA. A brasileira, que não vai ser identificada na reportagem, apresentou o laudo médico que atesta o desenvolvimento do botulismo iatrogênico que se desenvolve por conta da injeção de toxina botulínica (Botox) em grandes quantidades.
Ela chegou a ser internada duas vezes, uma delas com suspeita de derrame cerebral e, após mais de sete meses, ainda não recuperou totalmente a visão.
O principais sintomas do botulismo iatrogênico são dor de cabeça, paralisia facial e fraqueza muscular. Em casos mais graves, a pessoa acometida pode sofrer fraqueza muscular progressiva.
Denúncia
Em junho, o Departamento de Saúde Pública (DPH) de Massachusetts emitiu um alerta que dez pessoas desenvolveram botulismo iatrogênico após passarem pelo procedimento de aplicação de botox em duas clínicas Rodrigo Spa: Milton e Braintree.
O órgão estadual orientava que todas as pessoas que fizeram o tratamento na clínica entre 1º de maio e 4 de junho procurassem um médico imediatamente, mesmo as assintomáticas.
"O reconhecimento e o tratamento precoces podem melhorar significativamente os resultados", afirmou o departamento, em comunicado.
SERVIÇO: Se acredita que você ou um parente foi vítima da Rodrigo Beauty Spa acesse https://www.fda.gov/inspections-compliance-enforcement-and-criminal-investigations/criminal-investigations/oci-vw-assistance-rodrigo-beauty.
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a autorização da MANCHETE USA. Todos os textos estão protegidos por copyright.
Reproduções autorizadas devem conter crédito de AUTORIA para MANCHETE USA (mancheteusa.com)

.png)



Comentários