top of page
Buscar

Carioca preso pelo ICE em entrevista do green card chega ao Brasil


Casal vai recomeçar a vida no Rio de Janeiro após brasileiro ser preso em entrevista do green card
Casal vai recomeçar a vida no Rio de Janeiro após brasileiro ser preso em entrevista do green card

BELO HORIZONTE - O brasileiro que foi preso pelo ICE durante uma entrevista para obter o green card através do casamento na Califórnia chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira, 12, no 5º voo de deportados só esse ano.


Matheus Silveira, de 30 anos, desembarcou em Belo Horizonte e foi recebido pelo programa "Aqui é Brasil" do governo, informação confirmada pela mãe dele ao G1, após passar mais de dois meses detido nos Estados Unidos.


A americana Hannah Silveira, que deve se reunir ao marido no Rio de Janeiro nas próximas semanas, diz que o governo americano violou a ordem do juiz que permitia a Silveira comprar a passagem para retornar ao Brasil em um voo comercial.


Segundo a mulher, após o acordo de deportação voluntária, Silveira foi transferido de um centro de detenção da Califórnia para a Lousiana e ficou dias desaparecido. "Ele não aparecia no sistema da imigração e ninguém sabia me dizer onde ele estava", contou Hannah em um vídeo na rede social.


Silveira está proibido de reentrar no país nos próximos dez anos. Já Hannah diz que não se sente segura no próprio país e está disposta a recomeçar do zero, já que seus diplomas de medicina e direito não são válidos no Brasil.


Prisão

Silveira foi detido pelo ICE no dia 24 de novembro no prédio do Serviço e Imigração e Naturalização (USCIS) em San Diego, minutos após ter o pedido de green card através do casamento aprovado.



Uma policial se levantou e disse que "pessoas no corredor" esperavam o casal e o advogado deles para conversar. Na sequência, descreveu Hannah, quatro agentes do ICE entraram no escritório, colocaram o brasileiro contra a parede e o prenderam.


Os oficiais tinham um mandado de prisão contra Silveira que fazia referência à permanência do homem no país após o vencimento do visto de estudante. Silveira chegou ao país em 2019 com o F-1 que expirou no ano seguinte. Ele e Hannah se casaram em agosto de 2024.


A secretária-assistente do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, confirmou ao Newsweek que Matheus Silveira permaneceria sob custódia do ICE enquanto aguardava os procedimentos de remoção.


Na nota, enviada ao portal da Newsweek, McLaughlin descreveu Matheus como um "estrangeiro ilegal criminoso do Brasil que permaneceu no país após o vencimento do visto de estudante F-1”.


É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a autorização da MANCHETE USA. Todos os textos estão protegidos por copyright.

Reproduções autorizadas devem conter crédito de AUTORIA para MANCHETE USA (mancheteusa.com)



bottom of page