Criança de cinco anos é detida pelo ICE ao voltar da escola em Minnesota
- Rádio Manchete USA

- 22 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jan.

MINNEAPOLIS - Uma criança de cinco anos foi detida pelo ICE ao regressar da escola em Minneapolis, no Minnesota, gerando críticas de autoridades educacionais e defensores de direitos de imigrantes.
O menino, identificado como Liam Ramos, aluno do pré-escola do distrito escolar de Columbia Heights foi abordado por agentes federais na terça-feira, juntamente com o pai, Adrian Alexander Conejo Arias, no momento em que chegavam à própria residência.
Segundo a secretaria de Educação, pai e filho equatorianos foram levados posteriormente para um centro de detenção no estado do Texas. A abordagem ocorreu logo após a criança desembarcar do transporte escolar.
Em comunicado, a diretora distrital, Zena Stenvik, afirmou que a ação causou forte impacto na comunidade escolar. Em entrevista, ela contou que um dos agentes do ICE retirou a criança do carro e pediu que batesse à porta da casa para verificar se havia outras pessoas no interior.
"Um agente retirou Liam do carro, levou-o até a porta de casa e pediu que batesse para ver se havia mais alguém, basicamente usando uma criança de cinco anos como isca", afirmou.
Stenvik disse ainda que tentou assumir temporariamente a custódia da criança para evitar sua detenção, mas o pedido foi recusado pelos agentes.
"Por que deter uma criança de cinco anos? Não podem dizer que essa criança é classificada como um criminoso violento", declarou.
Questionada sobre o relatório, a porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, deu outra versão sobre o incidente.
"O ICE NÃO teve como alvo uma criança", afirmou em um comunicado.
"Quando os agentes se aproximaram de Adrián, ele fugiu a pé, abandonando seu filho. Para a segurança da criança, um de nossos agentes permaneceu com ela enquanto os outros detinham Conejo Arias", alegou a porta-voz.
Família tem pedido de asilo ativo
De acordo com o advogado da família, Marc Prokosch, tanto o pai quanto o filho entraram legalmente nos Estados Unidos e possuem um processo de asilo em andamento. Segundo ele, não existe qualquer ordem de deportação contra os dois.
A "família fez tudo o que era exigido pelas regras. Não vieram ilegalmente. Não são criminosos", afirmou o advogado.
Além de Liam, há relatos da prisão de pelo menos outros três menores pelo ICE em Minnesota.
"**Com Agências**

.png)



Comentários