top of page
Buscar

Câmara dos EUA aprova orçamento e encerra segundo 'shutdown' enquanto negocia repasses ao ICE


Paralisação do fim de semana não causou impacto negativo nos serviços não essenciais
Paralisação do fim de semana não causou impacto negativo nos serviços não essenciais

WASHINGTON - A Câmara dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira, 3, uma série de leis orçamentárias que estavam pendentes, encerrando o segundo "shutdown" do atual governo de Donald Trump após congressistas adiarem as negociações sobre o financiamento do ICE.


Controlada pelo partido do presidente, a Câmara aprovou a proposta por 217 votos a 214, com 21 republicanos votando contra e 21 democratas votando a favor.


O serviços federais estavam paralisados desde o último sábado (31), apenas três meses após o mais longo da história do país, que aconteceu em outubro e novembro do ano passado.


Leia também: Senado dos EUA aprova projeto de lei para encurtar paralisação do governo após acordo entre democratas e Casa Branca


Desta vez, o cerne do problema foi uma desavença entre a gestão Trump e os democratas sobre o financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS), que administra o ICE após as mortes a tiros de dois americanos durante as operações anti-imigração em Minnesota.


A oposição aceitou aprovar cinco dos seis projetos do texto orçamentário, enquanto a parte correspondente ao DHS será objeto de novas negociações nas próximas duas semanas.


O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, enumerou na sexta as demandas democratas, afirmando querer "frear o ICE e pôr fim à violência".


**Com Agências**


Comentários


bottom of page