Diretiva do ICE impede audiência de fiança para imigrantes
- Rádio Manchete USA
- 16 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jul.

WASHINGTON - Uma nova diretriz do ICE nega aos imigrantes o direito de pedir uma audiência de fiança, insinuando que devem ficar presos durante todo o processo de deportação, de acordo com um memorando de 8 de julho.
No documento, Todd M. Lyons, diretor interino do ICE, disse aos agentes que esses imigrantes deveriam ficar detidos "em todo o processo de remoção", o que pode levar meses ou anos. Advogados afirmam que a política se aplicará a milhões de imigrantes que cruzaram a fronteira EUA-México nas últimas décadas.
Lyons acrescentou que o Departamento de Segurança Interna (DHS) "revisou sua posição legal sobre as autoridades de detenção e liberação" e determinou que tais imigrantes "não podem ser liberados da custódia do ICE". Em raras ocasiões, imigrantes podem responder em liberdade condicional, mas isso caberia a um agente de imigração e não a um juiz, disse ele.
O ICE espera enfrentar contestações legais à medida, de acordo com Lyons.
A mudança de política ocorre dias após o presidente Donald Trump assinar sua "Lei One Big Beautiful Bill", que aumenta significativamente a capacidade de detenção do ICE para cerca de 100 mil (atualmente a média de presos sob a custódia da agência são 56 mil) e repassa ao ICE US$ 45 bilhões nos próximos quatro anos para deter imigrantes.
Imigrantes tiveram audiências de fiança negadas em mais de uma dúzia de tribunais nos EUA desde que o memorando foi emitido na semana passada, informou a Associação Americana de Advogados de Imigração ao The Washington Post.
"Esta é a maneira deles de implementar em todo o país um método para deter ainda mais pessoas", disse Greg Chen, diretor sênior de relações governamentais da Associação Americana de Advogados de Imigração. "Está exigindo a detenção de muito mais pessoas sem qualquer análise real de suas circunstâncias individuais."
É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a autorização da MANCHETE USA. Todos os textos estão protegidos por copyright.
Reproduções autorizadas devem conter crédito de AUTORIA para MANCHETE USA (mancheteusa.com)

.png)