Embaixada dos EUA alerta para golpe que usa tragédia no Paraná como pretexto para pedir doações
- Rádio Manchete USA

- 13 de nov. de 2025
- 1 min de leitura

WASHINGTON - A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu nesta quarta-feira, 12, um alerta sobre golpistas que se aproveitam da tragédia causada pelos tornados no Paraná para pedir doações falsas em nome de autoridades americanas.
Em publicação nas redes sociais, a representação diplomática afirmou estar ciente de “tentativas criminosas de fraude solicitando doações para operações de socorro no sul do Brasil”.
O texto enfatiza que "autoridades americanas não solicitam dinheiro nem pedem doações por meio de redes sociais" e orienta que, diante de qualquer mensagem com esse teor, o público "não envie dinheiro e não compartilhe suas informações pessoais", devendo denunciar e bloquear "imediatamente essas tentativas de golpe”.

A publicação é feita cinco dias após a passagem de três tornados pelo Centro-Sul do Paraná, que deixaram ao menos sete mortos e um rastro de destruição em cidades como Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo.
Os fenômenos foram confirmados pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e atingiram ventos de até 330 km/h na última sexta-feira (7), segundo laudos técnicos.
O município de Rio Bonito do Iguaçu foi o mais afetado, com 90% das construções danificadas. O governador Ratinho Jr. (PSD) decretou estado de calamidade pública, medida reconhecida pelo governo federal.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, visitou a região no fim de semana e anunciou ações emergenciais, incluindo a liberação do saque do FGTS por calamidade e a previsão de repasses estaduais de até R$ 50 mil por família que perdeu a casa.
** Com Assessorias **

.png)



Comentários