Embaixada dos EUA avisa sobre exigência de entrevista presencial para obtenção de visto
- Rádio Manchete USA

- 11 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de ago.

WASHINGTON/ BRASÍLIA - A embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou no final de semana um alerta para a obrigatoriedade para a maioria dos solicitantes de visto de não imigrante, incluindo renovações, de participar de uma entrevista presencial com um oficial consular.
O memorando do Departamento de Estado do dia 25 de julho substitui a atualização anterior, publicada em fevereiro, que já havia reduzido isenções criadas durante a pandemia.
A nova regra entra em vigor no dia 2 de setembro e também se aplica a menores de 14 anos e maiores de 79 anos, faixas etárias que antes não precisavam passar pelo procedimento.
Segundo o governo norte-americano, as exceções à exigência são limitadas a:
Solicitantes com vistos das categorias A-1, A-2, C-3 (exceto atendentes e empregados domésticos), G-1 a G-4, NATO-1 a NATO-6 ou TECRO E-1;
Portadores de vistos diplomáticos ou oficiais;
Pessoas que renovam um visto B-1, B-2, B1/B2 válido ou um Cartão de Travessia de Fronteira (para cidadãos mexicanos), desde que o pedido seja feito em até 12 meses após o vencimento, o solicitante tenha ao menos 18 anos na emissão anterior e cumpra requisitos adicionais. Isso desde que: tenha solicitado no país de nacionalidade ou residência, nunca tenha tido o visto negado (a menos que a recusa tenha sido revertida ou dispensada) e não apresente inelegibilidade aparente ou potencial.
O Departamento de Estado alerta que, mesmo nos casos que se encaixem nas isenções, o agente consular pode exigir entrevista presencial a seu critério. Por isso, recomenda que os solicitantes consultem o site da embaixada ou consulado responsável para verificar detalhes sobre os procedimentos e serviços disponíveis.

.png)



Comentários