EUA rebaixam Brasil e África do Sul em relatório sobre tráfico de pessoas
- Rádio Manchete USA

- 30 de set.
- 1 min de leitura

WASHINGTON - Os Estados Unidos rebaixaram o Brasil e a África do Sul, dois países com relações bilaterais tensas com o governo do presidente Donald Trump, em um relatório sobre os esforços para combater o tráfico de pessoas divulgado nesta segunda-feira, 29.
O informe anual do Departamento de Estado, o primeiro desde que o republicano voltou à Casa Branca em janeiro, colocou os dois países do Brics, bloco de economias emergentes, em uma lista de vigilância, um passo antes de uma lista negativa que pode resultar em sanções.
Na África do Sul, "o governo identificou menos vítimas, investigou menos casos e iniciou menos processos judiciais", destacou o informe.
Sobre o Brasil, o relatório destaca que o país não concluiu nenhum processo judicial de acordo com o estatuto contra o tráfico de pessoas de 2016, apesar de dezenas de milhares de pessoas serem vítimas deste crime.
Em sua maioria,as nações mantidas na chamada lista negativa ("Nível 3") incluíam sobretudo adversários dos EUA como China, Rússia, Venezuela e o Camboja.
Laos e Chade caíram para o último nível do relatório devido à falta de ação, enquanto Djibuti e Turcomenistão, que ocupavam a última posição, subiram.
** Com AFP **

.png)



Comentários