EUA vão entregar ao ICE dados de 79 milhões de usuários de serviço de saúde pública
- Rádio Manchete USA

- 21 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de ago.

WASHINGTON - O governo de Donald Trump vai fornecer ao ICE os dados pessoais de todos os inscritos pelo Medicaid, o programa de saúde público dos Estados Unidos, de acordo com a a agência de notícias AP.
O objetivo é fornecer informações para o ICE identificar e rastrear pessoas que residem ilegalmente nos EUA — que costumam se beneficiar do Medicaid.
O ICE vai ter acesso aos nomes, endereços, datas de nascimento, informações étnicas e raciais, além dos números do Seguro Social de todos os 79 milhões de inscritos no Medicaid, destaca o acordo foi assinado na segunda-feira (14) entre os Centros de Serviços Medicare e Medicaid e o Departamento de Segurança Interna (DHS).
O acordo não permite que os funcionários do ICE baixem os dados. Em vez disso, eles terão acesso às informações por um tempo limitado, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, por um período de 60 dias, até 15 de setembro.
A secretária assistente do Departamento de Saúde dos EUA, Tricia McLaughlin, afirmou que as duas agências "estão explorando uma iniciativa para garantir que imigrantes ilegais não recebam os benefícios do Medicaid destinados a americanos cumpridores da lei".
O Medicaid, financiado pelo governo federal e pelos Estados oferece cobertura gratuita para serviços de saúde para as pessoas mais pobres, incluindo milhões de crianças.
Os imigrantes incodumentados não podem se inscrever no programa Medicaid, mas têm acesso a uma cobertura temporária que paga apenas por serviços de emergência e outros tratamentos mais restritos com subsídios locais.
Muitas pessoas se inscrevem no Medicaid emergencial em seus momentos mais desesperadores, disse Hannah Katch, ex-assessora do CMS durante o governo do democrata Joe Biden.
“É impensável que o CMS viole a confiança dos inscritos no Medicaid dessa forma”, opinou Katch.
Ela afirmou que as informações de identificação pessoal dos inscritos historicamente nunca foram compartilhadas fora da agência, a menos que para fins de aplicação da lei para investigar desperdício, fraude ou abuso do programa.
** Com AP **

.png)



Comentários