top of page
Buscar

Governo Trump amplia autoridade do ICE para deter refugiados


WASHINGTON - O ICE passa ter mais poder para deter refugiados legais que aguardam um green card a fim de garantir que eles sejam "reavaliados", uma aparente expansão da ampla repressão do presidente à imigração legal e ilegal nos Estados Unidos, de acordo com um memorando do governo.


O Departamento de Segurança Interna (DHS), em um memorando datado de 18 de fevereiro e apresentado em ‌um processo judicial federal, disse que os refugiados devem retornar à custódia do governo para "inspeção e exame" um ano após sua admissão no país.


"Essa exigência de detenção e inspeção garante que ‌os refugiados sejam reavaliados após um ano, alinha a avaliação pós-admissão ⁠com a aplicada a outros candidatos à admissão e promove a segurança pública", defende o DHS.


De acordo com a lei dos EUA, os refugiados precisam solicitar status de residente permanente legal até um ano após sua chegada ao país. O novo memorando autoriza os agentes do ICE a deter ‌indivíduos durante o processo de reinspeção.


A nova política é uma mudança em relação ‌à diretiva anterior de 2010, ⁠que afirmava que ⁠a não obtenção do status de residente permanente legal não era uma "base" para a ⁠remoção do país e não era ‌uma "base adequada" para a detenção.


O ‌DHS não respondeu a um pedido de comentário até a publicação dessa matéria.


** Com Reuters **

 
 
 

Comentários


bottom of page