top of page
Buscar

Governo Trump tenta bloquear mapa eleitoral desenhado por democratas na Califórnia

Governador da Califórnia se tornou o maior opositor da Casa Branca
Governador da Califórnia se tornou o maior opositor da Casa Branca

 WASHINGTON - O Departamento de Justiça dos EUA anunciou na quinta-feira, 13, que se juntará a uma ação judicial apresentada por republicanos na Califórnia, para tentar bloquear os novos mapas de divisão dos distritos eleitorais do estado.


O presidente Donald Trump e seus aliados apontam que a nova divisão dos distritos é ilegal, e acusa o Partido Democrata de tentar manipular as regras eleitorais antes da votação para o Congresso no ano que vem.


O governador da Califórnia e principal propositor da medida, Gavin Newsom, classificou a redistribuição como uma resposta a um movimento incentivado por Trump em estados de maioria republicana, que pretende "virar cadeiras" em redutos democratas e consolidar o controle na Câmara de Deputados.

 

O governo federal argumenta que os novos mapas eleitorais — colocados para votação na chamada "Proposição 50" — são inconstitucionais porque utilizam indevidamente a raça dos eleitores como fator na determinação dos limites dos distritos.


A ação foi movida na semana passada pelo Partido Republicano da Califórnia e, na quinta-feira, o Departamento de Justiça anunciou que também entrou com um pedido para intervir na ação, solicitando que os tribunais bloqueiem os mapas.


"O plano de redistribuição de distritos da Califórnia é uma descarada manobra de poder que atropela os direitos civis e zomba do processo democrático", disse a procuradora-geral de Justiça Pam Bondi em um comunicado. "A tentativa do governador Newsom de consolidar o domínio de um único partido e silenciar milhões de californianos não será tolerada".


Trump desencadeou uma corrida para redefinição dos mapas, quando pressionou o Texas a proporem novos mapas eleitorais para beneficiar os republicanos. Nos meses seguintes, movimentos para redesenhar os distritos eleitorais varreram o país.


No caso específico da Califórnia, a Proposição 50 contempla uma redistribuição temporária dos distritos eleitorais. A expectativa da elite política estadual é de que o redesenho favoreça o Partido Democrata, revertendo cinco cadeiras na Câmara, hoje ocupadas por republicanos, para a sigla. Newsom e seus aliados classificaram a iniciativa como uma forma de "enfrentar Trump" e equilibrar a disputa, como resposta à manobra no Texas.


A ação movida pelos republicanos argumenta que os responsáveis ​​pela elaboração do plano de redistribuição dos distritos utilizaram critérios raciais ao redesenhar o mapa, afirmando que o intuito seria favorecer o voto latino. O plano de redistribuição de distritos da Califórnia foi submetido à votação popular na semana passada, sendo aprovado com ampla maioria, obtendo 64% dos votos.


"Esses perdedores perderam nas urnas e em breve também perderão nos tribunais", escreveu a assessoria de imprensa de Newsom nas redes sociais, em resposta ao anúncio do Departamento de Justiça.


** Com NYT e AFP **


 

Comentários


bottom of page