top of page
Buscar

Jovens americanos processam Trump por mudança climática


Eventos climáticos estão ganhando cada vez mais fortes (Foto: Arquivo)
Eventos climáticos estão ganhando cada vez mais fortes (Foto: Arquivo)

WASHINGTON - Um grupo de jovens americanos disse nesta terça-feira, 16, que o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à indústria de combustíveis fósseis está passando por cima de seus direitos inalienáveis. Ar poluído, lares ameaçados por inundações e calor debilitante são citados no processo.


Lighthiser vs. Trump é um caso emblemático de uma tendência mundial de processos judiciais para forçar ações contra a crise climática, diante da inércia política ou da resistência dos dirigentes.


A ação contesta decretos do governo Trump para fomentar os combustíveis fósseis às custas da energia renovável e outras ações como a demissão de cientistas ou a retirada de relatórios críticos.


"A Constituição dos Estados Unidos protege contra abusos do Poder Executivo por uma ordem executiva que prive crianças e jovens de seus direitos fundamentais à vida e suas liberdades? ", questionou Julia Olsons, advogada principal dos 22 demandantes, durante uma audiência nesta terça-feira, 16, em um tribunal de Montana.


Michael Sawyer, representante do governo Trump, classificou o caso de "antidemocrático".


Os jovens demandantes, representados pela organização sem fins lucrativos Our Children's Trust, descreveram como a mudança climática está mudando suas vidas.


Uma adolescente de Montana relatou como sua família se viu forçada a abandonar sua casa, vítima de um incêndio.


Outro demandante, Joseph Lee, de 19 anos, lembrou os incêndios florestais na Califórnia no ano passado que destruíram a casa de um amigo.


"Um futuro melhor é possível", disse Lee, que foi hospitalizado por um golpe de calor que quase lhe causou insuficiência dos órgãos.


O processo busca uma ordem preliminar que poderia abrir as portas para um julgamento completo.


O governo federal, junto com 19 estados de inclinação conservadora e o território de Guam, quer que o caso seja desconsiderado, mas não convocou suas testemunhas.


Apesar de os demandantes terem conseguido uma vitória em nível estadual, o julgamento pode ser levado à Suprema Corte, de maioria conservadora.


** Com AFP **


ree

Comentários


bottom of page