top of page
Buscar

Juiz barra uso de tropas pelo governo Trump em Los Angeles


Trump enviou soldados federais para inibir protestos contra as ações do ICE
Trump enviou soldados federais para inibir protestos contra as ações do ICE

SAN FRANCISCO - Um juiz distrital suspendeu nesta terça-feira, 2, o envio da Guarda Nacional para o Distrito Norte da Califórnia em resposta a uma ação impetrada pelo governador Gavin Newsom.


A queixa do democrata alerta que as tropas violam as normas vigentes Estados Unidos e uma lei conhecida como Posse Comitatus, que limita drasticamente o uso de tropas federais para a aplicação da lei nacional.


Em seu parecer, o juiz Charles Breyer disse que as evidências no julgamento mostraram que o governo Trump usou tropas e veículos militares para estabelecer perímetros de proteção, bloquear o tráfego e se envolver no controle de multidões.


"Em resumo, os réus violaram a lei Posse Comitatus", escreveu Breyer ao interromper a intervenção federal até 12 de setembro.


Em junho, Trump ordenou que 4 mil membros da Guarda Nacional e 700 fuzileiros navais da ativa dos EUA fossem para Los Angeles, em resposta aos protestos contra as operações de imigração em larga escala na segunda maior cidade do país.


A Casa Branca argumenta que a Constituição permite que os presidentes usem tropas para proteger funcionários e propriedades federais como uma exceção à lei Posse Comitatus. A administração de Donald Trump deve recorrer.


Em junho, Breyer já havia considerado que o envio da Guarda Nacional da Califórnia por Trump era provavelmente ilegal e ordenou que as tropas fossem devolvidas ao controle de Newsom. Isso foi revertido pela Corte de Apelações do 9º Circuito dos EUA uma semana depois.


** Com Reuters **


 
 
 

Comentários


bottom of page