top of page
Buscar

Massachusetts ordena que seguradoras cubram vacinas apoiadas pelo Estado


Massachusetts vai liderar a resistência ao movimento anti-vacina nos EUA
Massachusetts vai liderar a resistência ao movimento anti-vacina nos EUA

BOSTON - A governadora de Massachusetts, Maura Healey, ordenou nesta quinta-feira, 4, que as seguradoras cubram as vacinas apoiadas pelo Departamento de Saúde, mesmo que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos emita recomendações mais restritas.


As operadoras não dependem mais apenas do CDC, disse Healey, tornando Massachusetts o primeiro Estado dos EUA a garantir a cobertura de seguro para imunizantes sem a indicação do governo federal.


Os planos de saúde geralmente seguem o painel de especialistas do CDC que orienta sobre quem deve tomar as vacinas aprovadas pela FDA (sigla para a agência reguladora de alimentos e remédios dos EUA). Eles devem se reunir em 18 de setembro para discutir as recomendações do CDC para as vacinas contra a Covid-19.


A medida é tomada em um momento em que o secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., um antigo ativista antivacina, está agindo rapidamente para reformular as políticas da pasta.



Na semana passada, a FDA que, assim como o CDC, está sob a alçada de Kennedy, limitou a aprovação de imunizantes atualizados contra a Covid-19 para menores de 65 anos àqueles com riscos à saúde, levantando questões sobre a cobertura de seguro para pessoas mais jovens.


Em maio, Kennedy disse que os EUA não recomendam mais vacinas de rotina contra a Covid-19 para crianças saudáveis e mulheres grávidas, o que levou organizações médicas e vários Estados a formularem suas próprias regras.


Medidas


A determinação de Healey permite que as farmácias forneçam vacinas contra a Covid-19 aos residentes de Massachusetts com cinco anos de idade ou mais e autoriza o Departamento de Saúde do Estado a decidir sobre a rotina de vacinação.


A democrata se coloca à frente dos esforços para criar uma colaboração de saúde pública com outros Estados da Nova Inglaterra e do Nordeste, "com foco no desenvolvimento de recomendações baseadas em evidências sobre vacinação, vigilância de doenças, preparação para emergências e apoio aos laboratórios estaduais de saúde pública".



Na quarta-feira, Califórnia, Oregon e Washington disseram que lançaram uma aliança de saúde sobre vacinas, à qual o Havaí se juntou nesta quinta-feira.


O Colorado também disse que agirá rapidamente para garantir que todos os moradores tenham acesso às vacinas atualizadas contra a Covid-19.


Na contramão, a Flórida anunciou planos para acabar com todas as exigências estaduais de vacinas, inclusive para que as crianças frequentem as escolas.


** Com Reuters **

ree

Comentários


bottom of page