Milhões de pessoas enfrentam frio intenso após nevasca mortal nos EUA
- Rádio Manchete USA

- 26 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de jan.

NOVA YORK - Dezenas de milhões de pessoas estão se recuperando de um frio intenso nesta segunda-feira, após uma tempestade de inverno monstruosa que despejou 30 centímetros de neve do Novo México à Nova Inglaterra, paralisou grande parte do leste dos Estados Unidos, causou pelo menos 30 mortes e cancelou milhares de voos.
De Nova York e Massachusetts, no nordeste, até o Texas e a Carolina do Norte, no sul, as estradas estavam congeladas e escorregadias, muitas vezes cobertas por mais de 30 centímetros de neve. Pelo menos 25 governadores declararam estado de emergência.
Em alguns Estados do sul, os moradores enfrentaram condições climáticas de inverno nunca vistas em décadas, com gelo de quase três centímetros de espessura derrubando árvores e linhas de energia.
A tempestade foi responsável por pelo menos 30 mortes em vários Estados. Em Frisco, Texas, uma jovem de 16 anos morreu em um acidente de trenó no domingo. Outro jovem morreu no Condado de Saline, Arkansas, enquanto era puxado por um quadriciclo sobre a neve e o gelo quando o veículo bateu em uma árvore, disseram as autoridades. Na Pensilvânia, três pessoas morreram enquanto limpavam a neve com pás.
Em Austin, no Texas, uma pessoa morreu de aparente hipotermia enquanto tentava se abrigar em um posto de gasolina abandonado, disseram as autoridades. Pelo menos oito pessoas morreram na cidade de Nova York devido à exposição ao frio, disse o prefeito Zohran Mamdani, pedindo aos moradores que liguem para pedir ajuda caso vejam alguém na rua precisando de assistência.
Enquanto o sistema de tempestades se afastava da Costa Leste em direção ao Atlântico nesta segunda-feira, uma massa de ar ártico vinda do Canadá chegava em seguida, prolongando as temperaturas abaixo de zero por mais alguns dias, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.
"Esta tempestade está deixando a Costa Leste agora, com algumas rajadas de neve isoladas", disse Allison Santorelli, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS). "Mas o principal destaque é o frio extremo, que deve persistir até o início de fevereiro."
Quase 200 milhões de norte-americanos estavam sob algum tipo de alerta de frio extremo, desde a fronteira com o Canadá até o Golfo do México, disseram os meteorologistas. Lubbock, no Texas, registrou mínima de -20 graus Celsius nesta segunda-feira.
Quase 800 mil clientes, incluindo residências e empresas, em todo o sudeste dos EUA, estavam enfrentando o frio sem energia, de acordo com o site de monitoramento PowerOutage.us, incluindo 246 mil no Tennessee.
A tempestade causou transtornos no tráfego aéreo, com mais de 12.500 voos cancelados nos EUA no domingo -- o maior número em um único dia desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020.
ESCOLAS FECHADAS
A mistura de neve, gelo e chuva congelante da tempestade tornou muitas estradas e rodovias perigosamente escorregadias.
Em Tulsa, Oklahoma, Ryan DuVal passou parte do domingo dirigindo seu caminhão de bombeiros antigo pelas ruas geladas da cidade, procurando por quem precisasse de ajuda.
"Eu simplesmente percebi a necessidade de tirar as pessoas do frio", disse ele. "Sabe, dar uma volta pelas ruas, ver alguém, oferecer uma carona. Se aceitarem, ótimo. Se não, pelo menos posso aquecê-los na caminhonete e dar-lhes água, comida, alguma coisa."
Em Bonito Lake, Novo México, os moradores estavam limpando a neve após uma nevasca de 79 centímetros. O Central Park, em Nova York, recebeu 29 centímetros, enquanto o Aeroporto Logan, em Boston, registrou 47 centímetros, disse Santorelli.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, disse que mobilizou tropas da Guarda Nacional na cidade de Nova York, em Long Island e no Vale do Hudson para auxiliar na resposta de emergência à tempestade no Estado.
Ao anunciar que as escolas estariam fechadas para um dia de aulas remotas, Mamdani brincou: "Sei que isso pode decepcionar alguns alunos, então, se vocês me virem, fiquem à vontade para jogar uma bola de neve em mim."
*Matéria atualizada em 27/01 às 6h30*
** Com Reuters **

.png)



Comentários