top of page
Buscar

Número de brasileiros deportados dos EUA dobra em um ano


Os EUA enviaram 37 aviões com deportados para o Brasil em 2025
Os EUA enviaram 37 aviões com deportados para o Brasil em 2025

NOVA YORK - O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos bateu recorde em 2025. Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apontam para mais de 3 mil repatriados no período, número que representa um aumento de 99,8% quando comparado ao registrado em 2024 (1,6 mil).


O último voo de imigrantes expulsos do território norte-americano chegou na última quarta-feira (31), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 124 deportados. Entre os passageiros estavam pessoas com até 60 anos, além de adolescentes e crianças. Ao todo, 37 voos de repatriação foram realizados no ano.


A deportação em massa foi uma das promessas do presidente Donald Trump, que vem pregando uma política de tolerância zero com imigrantes ilegais nos Estados Unidos. Além das retiradas forçadas, o republicano criou um programa de “autodeportação”, visando incentivar a saída voluntária de imigrantes do país. A iniciativa conta passagem aérea e uma assistência financeira de cerca de US$ 1.000.


Inicialmente, a deportação gerou tensão entre Brasil e EUA, uma vez que os primeiros brasileiros deportados desembarcaram no país, em janeiro, algemados e com os pés acorrentados.


A ação gerou críticas e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou que os deportados fossem transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), em vez de voos fretados por Washington. Um posto de acolhimento também foi instalado nos aeroportos, ofertando atendimento médico e alimentação aos repatriados, além de orientações sobre assistência social, trabalho e documentação.


**Com Agências**



Comentários


bottom of page