top of page
Buscar

Polícia libera "pessoa de interesse" do ataque na Universidade Brown


Autoridades pedem ajuda do público para indentificar o suspeito de matar duas pessoas na Universidade Brown
Autoridades pedem ajuda do público para indentificar o suspeito de matar duas pessoas na Universidade Brown

PROVIDENCE - Autoridades de Rhode Island anunciaram na noite deste domingo, 14, que liberaram o homem preso suspeito de ser o atirador que matou duas pessoas e feriu outras nove em ataque a uma universidade no dia anterior.


O Departamento de Polícia de Providence havia prendido uma “pessoa de interesse” em relação ao tiroteio na Universidade Brown. “Detivemos uma pessoa de interesse em relação ao tiroteio de ontem em Brown. O alerta de confinamento foi suspenso”, afirmou o comunicado.


Mas em uma coletiva de imprensa realizada horas depois, o prefeito de Providence, Brett Smiley, e outras autoridades estaduais e locais disseram aos repórteres que o homem detido seria liberado, afirmando que a investigação estava tomando um "novo rumo".


"Ainda não resolvemos este caso, mas estou confiante de que o faremos em breve", disse o procurador-geral de Rhode Island, Peter Neronha.


"Havia um conjunto de provas que justificava a detenção dessa pessoa como suspeita", disse Neronha, acrescentando que os investigadores determinaram posteriormente que "não havia fundamento para acreditar que ele fosse suspeito, então... ele está sendo liberado", disseram sem dar mais detalhes.


As autoridades acreditam que uma pessoa não identificada, mostrada em imagens de vigilância, é a suspeita e continua solta. Apesar disso, afirmaram que não retornariam a ordem inicial de confinamento para o campus e a comunidade ao redor, que havia sido suspensa.


Testemunhas relataram que o atirador usava “uma máscara de camuflagem cinza”, disse o vice-chefe de polícia de Providence, Tim O’Hara, que pediu para testemunhas se apresentarem com qualquer informação que pudesse ajudar na investigação.


O diretor do FBI, Kash Patel, disse no início da manhã de domingo, em uma publicação no X, que a pessoa de interesse havia sido detida em um quarto de hotel na cidade de Coventry, em Rhode Island, a 30 minutos de carro do campus da Brown.


Uma equipe do FBI especializada em análise de dados de telefonia celular usou informações de geolocalização para rastrear o suspeito, disse Patel.


Ataque

A polícia foi acionada na tarde do sábado após a Universidade Brown emitir uma alerta de emergência após relatos de tiros no campus.


A mensagem, enviada por telefone, pediu que os estudantes permanecessem abrigados, escondidos, mantivessem as portas trancadas e silenciassem os telefones até nova ordem da instituição.


Mais de 400 agentes de polícia municipal, estadual e federal foram mobilizados em busca do suspeito


A universidade informou que todas as vítimas eram estudantes. Dos nove feridos, oito estão internados na UTI, mas em condição estável, segundo o prefeito de Providence, Brett Smiley, informou em coletiva de imprensa.


O ataque ocorreu nos departamentos de engenharia e física da universidade, no momento em que os alunos realizavam diversas provas.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ter sido informado sobre o acontecimento e que o Departamento Federal de Investigação (FBI) acompanha o caso: “Que Deus abençoe as vítimas e suas famílias”.


É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a autorização da MANCHETE USA. Todos os textos estão protegidos por copyright.

Reproduções autorizadas devem conter crédito de AUTORIA para MANCHETE USA (mancheteusa.com)


ree

bottom of page