top of page
Buscar

Português suspeito de ataque em Brown e assassinato de professor do MIT é achado morto em New Hampshire

Atualizado: 22 de dez. de 2025


Análise de câmeras de segurança e depoimento de testemunha levaram a polícia até Valente
Análise de câmeras de segurança e depoimento de testemunha levaram a polícia até Valente

PROVIDENCE - Um português apontado como autor do ataque a tiros que deixou dois estudantes mortos e nove feridos na Universidade Brown, em Rhode Island, e suspeito de assassinar o físico Nuno Loureiro, professor do MIT, em Massachusetts, foi encontrado morto na noite de quinta-feira, 18, informou a polícia de Providence.


Claudio Manuel Neves Valente, 48 anos, se suicidou quando agentes se aproximavam de um contêiner de armazenamento em Salem, New Hampshire, onde ele havia se escondido, disse o delegado Oscar Perez.


Autoridades federais confirmaram a ligação entre os casos após a análise de imagens de vigilância, registros financeiros e dados de deslocamento do suspeito.


Segundo a Universidade Brown, Valente foi aluno de física na instituição entre 2000 e 2003, matriculado em programas de mestrado e doutorado. Embora não tenha concluído o curso nem mantivesse vínculo atual com a universidade, ele frequentou majoritariamente disciplinas no prédio de engenharia e física, onde ele abriu fogo no sábado, durante um período de provas.


Investigação

A investigação avançou a partir da análise de vídeos de segurança que mostravam um homem mascarado circulando pelo campus e um veículo suspeito - um Nissan Sentra cinza, alugado em Boston em 1º de dezembro. O carro foi visto repetidas vezes nas imediações da Brown University nos 12 primeiros dias do mês, apontam as autoridades.


Menos de uma hora após a divulgação pública da foto do suspeito, um homem procurou espontaneamente a polícia de Providence afirmando ter informações cruciais. O depoimento, segundo o delegado, "abriu o caso", confirmando a identidade de Valente e sua presença no local do ataque.


Com o apoio de sistemas de leitura automática de placas, os investigadores localizaram o veículo em Massachusetts e obtiveram o contrato de aluguel assinado com o nome do suspeito. As imagens coincidiam com a descrição do atirador, incluindo roupas e uma mala específica.


Valente tentou dificultar o rastreamento: trocou as placas originais da Flórida por placas não registradas do Maine e usou um telefone difícil de localizar. Ainda assim, a polícia conseguiu mapear seus deslocamentos, incluindo estadias em hotéis e o aluguel de um armazém em Salem, em novembro - o mesmo onde seria encontrado morto.


Vítimas da Universidade de Brown não mantinham conexões pessoais
Vítimas da Universidade de Brown não mantinham conexões pessoais

Vítimas


O ataque em Brown matou os estudantes Ella Cook e Mukhammad Aziz Umurzokov e deixou nove feridos.


Ella, de 19 anos, era aluna do segundo ano de economia e francês e era vice-presidente do grupo Republicanos da Universidade Brown.


Já Umurzokov, era um calouro de 18 anos de Brandermill, Virgínia, que cursava Bioquímica e Neurociência. Sua família imigrou do Uzbequistão para os Estados Unidos quando era criança.


Nuno Loureiro e o atirador estudaram juntos em Portugal
Nuno Loureiro e o atirador estudaram juntos em Portugal

Já o professor do MIT, Nuno Loureiro, lecionava no instituto desde 2016. O português referência em física de plasmas e engenharia nuclear.


O atirador e a vítima estudaram no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, entre os anos de 1995 e 2000. As autoridades acreditam que Valente e Loureiro se conheciam, mas não avançaram mais detalhes.


Não há informações sobre a motivação dos crimes.


**Com Agências**

Comentários


bottom of page