top of page
Buscar

Sorteio da Copa do Mundo 2026 coloca o Brasil no Grupo C

Tom Brady sorteia o Brasil para o Grupo C         Foto: Jim Watson/AFP
Tom Brady sorteia o Brasil para o Grupo C  Foto: Jim Watson/AFP

WASHINGTON - A capital dos Estados Unidos recebeu nesta sexta-feira, no Kennedy Center, o evento que definiu os grupos da Copa do Mundo 2026. Em Washington D.C., se reuniram autoridades da Fifa, ex-jogadores e líderes políticos dos três países-sede do Mundial: o americano Donald Trump. A mexicana Claudia Sheinbaum e o canadense Mark Carney. O Brasil vai compor o Grupo C na Copa. A seleção pentacampeã terá como adversários no Mundial: Marrocos, Haiti e Escócia.


O sorteio foi comandado pelo ex-zagueiro inglês Rio Ferdinand, que teve a companhia da jornalista Samantha Johnson. Ficaram responsáveis por tirar as bolinhas dos potes grandes nomes do esporte: o ex-jogador de futebol americano e ex-marido de Gisele Bündchen, Tom Brady, o ex-jogador de hóquei Wayne Gretzky, Aaron Judge, do beisebol, e Shaquille O’Neal, ícone do basquete.


O evento ainda contou com performances musicais de Andrea Bocelli, da banda Village People e dos cantores Robbie Williams e Nicole Scherzinger.


“Futebol é a língua da paixão e da alegria. De 11 de junho a 19 de julho, teremos um verão espetacular. Serão milhões de pessoas passando pelos três países-sede e 104 Super Bowls em um mês (referência ao total de jogos na Copa e à grande final do futebol americano)“, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.


Trump ganha prêmio da paz entregue pela Fifa                                   Foto: Brendan Smialowski/AFP
Trump ganha prêmio da paz entregue pela Fifa Foto: Brendan Smialowski/AFP

Houve também a entrega de uma honraria criada pela Fifa e entregue pela primeira vez: o Prêmio da Paz. O agraciado pelo troféu foi Trump, que recebeu fartos elogios do chefão da Fifa. “Salvamos milhões de vidas. O mundo agora é um lugar mais seguro”, disse o presidente dos EUA, que foi exaltado especialmente pelo acordo inicial para um cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em Gaza.


O Brasil ganhou destaque durante o sorteio. Roberto Carlos, ex-lateral-esquerdo pentacampeão, foi entrevistado, falou sobre suas habilidades em cobranças de falta e elogiou a contratação de Carlo Ancelotti para comandar a seleção.


O sorteio


Os líderes dos três países-sede foram chamados ao palco novamente para sortearem as bolinhas dos seus respectivos países, que foram alocados previamente nos Grupos A (México), B (Canadá) e D (EUA).


“Estamos orgulhosos de receber a Copa pela terceira vez. Nosso país é meio mágico e temos um povo trabalhador e especial e desfrutamos do futebol desde tempos ancestrais”, afirmou Claudia Sheinbaum. “Será a maior Copa da história”, disse Carney. Trump brincou com o nome dado ao esporte nos EUA, soccer, e disse que deveriam pensar em mudar a designação do football (futebol americano), afinal o “soccer” é jogado mais com os pés. O presidente dos EUA também relembrou Pelé, o “Rei do Futebol”, que morreu em 2022, vítima de um câncer de cólon. “Lembro do Pelé jogar no Cosmos, foi um dos maiores de todos os tempos”.


Com agências


ree

 

 
 
 
bottom of page