Sorteio da Copa do Mundo 2026 coloca o Brasil no Grupo C
- Rádio Manchete USA
- há 44 minutos
- 2 min de leitura

WASHINGTON - A capital dos Estados Unidos recebeu nesta sexta-feira, no Kennedy Center, o evento que definiu os grupos da Copa do Mundo 2026. Em Washington D.C., se reuniram autoridades da Fifa, ex-jogadores e líderes políticos dos três países-sede do Mundial: o americano Donald Trump. A mexicana Claudia Sheinbaum e o canadense Mark Carney. O Brasil vai compor o Grupo C na Copa. A seleção pentacampeã terá como adversários no Mundial: Marrocos, Haiti e Escócia.
O sorteio foi comandado pelo ex-zagueiro inglês Rio Ferdinand, que teve a companhia da jornalista Samantha Johnson. Ficaram responsáveis por tirar as bolinhas dos potes grandes nomes do esporte: o ex-jogador de futebol americano e ex-marido de Gisele Bündchen, Tom Brady, o ex-jogador de hóquei Wayne Gretzky, Aaron Judge, do beisebol, e Shaquille O’Neal, ícone do basquete.
O evento ainda contou com performances musicais de Andrea Bocelli, da banda Village People e dos cantores Robbie Williams e Nicole Scherzinger.
“Futebol é a língua da paixão e da alegria. De 11 de junho a 19 de julho, teremos um verão espetacular. Serão milhões de pessoas passando pelos três países-sede e 104 Super Bowls em um mês (referência ao total de jogos na Copa e à grande final do futebol americano)“, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Houve também a entrega de uma honraria criada pela Fifa e entregue pela primeira vez: o Prêmio da Paz. O agraciado pelo troféu foi Trump, que recebeu fartos elogios do chefão da Fifa. “Salvamos milhões de vidas. O mundo agora é um lugar mais seguro”, disse o presidente dos EUA, que foi exaltado especialmente pelo acordo inicial para um cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, em Gaza.
O Brasil ganhou destaque durante o sorteio. Roberto Carlos, ex-lateral-esquerdo pentacampeão, foi entrevistado, falou sobre suas habilidades em cobranças de falta e elogiou a contratação de Carlo Ancelotti para comandar a seleção.
O sorteio
Os líderes dos três países-sede foram chamados ao palco novamente para sortearem as bolinhas dos seus respectivos países, que foram alocados previamente nos Grupos A (México), B (Canadá) e D (EUA).
“Estamos orgulhosos de receber a Copa pela terceira vez. Nosso país é meio mágico e temos um povo trabalhador e especial e desfrutamos do futebol desde tempos ancestrais”, afirmou Claudia Sheinbaum. “Será a maior Copa da história”, disse Carney. Trump brincou com o nome dado ao esporte nos EUA, soccer, e disse que deveriam pensar em mudar a designação do football (futebol americano), afinal o “soccer” é jogado mais com os pés. O presidente dos EUA também relembrou Pelé, o “Rei do Futebol”, que morreu em 2022, vítima de um câncer de cólon. “Lembro do Pelé jogar no Cosmos, foi um dos maiores de todos os tempos”.
Com agências

.png)