top of page
Buscar

Suspeito de matar Charlie Kirk é preso


Familiares acionaram a polícia sobre a suspeita de Robinson ser o assassino de Kirk
Familiares acionaram a polícia sobre a suspeita de Robinson ser o assassino de Kirk

OREM - Tyler Robinson, suspeito de atirar em Charlie Kirk, foi preso na noite da quinta-feira, informaram as autoridades de Utah na sexta-feira, 12. O governador Spencer Cox disse em uma coletiva de imprensa que o pai de Robinson procurou um amigo, que então contatou um xerife com informações de que o suspeito havia "confessado ou insinuado" o crime.


Segundo a CBS News, duas fontes contaram que o pai de Robinson percebeu que o suspeito era seu filho pelas imagens divulgadas pelo FBI após o crime.


Antes, um colega de quarto do suspeito mostrou à polícia mensagens trocadas com um "Tyler" no Discord, popular plataforma de jogos e de chats em grupos de difícil rastreamento.


As mensagens de "Tyler" mencionavam a necessidade de recuperar um rifle de um ponto de entrega e deixar o rifle em um arbusto. As mensagens também indicavam que ele estava vigiando o local onde o rifle foi deixado e como a arma estava enrolada em uma toalha. Esse rifle foi apreendido pela polícia numa área de mata.


O governador Cox afirmou que os investigadores analisaram imagens de vídeo na universidade onde ocorreu o crime e identificaram Robinson em um veículo Dodge Challenger ainda em 10 de setembro, data do assassinato.


Na madrugada de sexta (noite de quinta em Utah), quando ele foi abordado pessoalmente pelos investigadores no condado de Washington, Robinson usava roupas compatíveis com as das imagens, incluindo "uma camiseta lisa cor vinho, shorts claros, um boné preto com um logotipo branco e tênis claros"


Cox relatou a jornalistas que segundo depoimento de um membro da família a autoridades policiais, Robinson havia mencionado a aparição de Kirk na Utah Valley University, onde ele foi baleado na terça-feira, em um jantar recente.


"Eles conversaram sobre por que não gostavam dele e sobre os pontos de vista que ele tinha", disse Cox. Robinson também havia se tornado mais interessado na política nos últimos anos, disse o membro da família aos investigadores.


No momento de sua prisão, ele estava morando na casa da família no Condado de Washington, no sudoeste de Utah, perto da fronteira com Nevada, disse Cox.


Quem é o suspeito

Robinson não parece ter qualquer histórico criminal, de acordo com os registros estaduais analisados. Ele era um eleitor registrado, mas não era filiado a um partido político.


Os dados eleitorais revelam que ele era um eleitor "inativo", o que significa que ele não havia votado em eleições recentes e não havia respondido a uma correspondência do escritório do condado.


Ele frequentou brevemente a Universidade Estadual de Utah em Logan por um semestre em 2021, confirmou a instituição. Não ficou imediatamente claro por que ele deixou a faculdade.


Em um vídeo postado por sua mãe no Facebook, Robinson pode ser visto lendo em voz alta uma carta que lhe oferecia uma bolsa de estudos de quatro anos da Universidade Estadual de Utah, enquanto ela aplaudia.


Outra postagem dizia que Robinson havia obtido uma pontuação de 34 no exame de admissão à faculdade ACT, o que o colocaria no grupo de 1% dos melhores colocados no teste, de acordo com a empresa de preparação para testes Princeton Review.


Ele tem dois irmãos mais novos, segundo postagens dos pais no Facebook. A mãe é assistente social em uma empresa de saúde sem fins lucrativos, enquanto a ocupação de seu pai não ficou imediatamente clara.


As publicações de sua mãe no Facebook ao longo dos anos -- a maioria das quais excluída nesta sexta-feira -- tratavam principalmente da família: documentando viagens ao Alasca, ao Caribe e à Disneylândia; comemorando peças escolares, fantasias de Halloween e coelhos de estimação adotados; expressando orgulho quando os três meninos evoluíam na escola. Nenhuma das postagens parecia ser política de forma alguma.


Outras publicações mostram Robinson e seus irmãos ocasionalmente com armas, embora isso não seja incomum em um Estado com leis permissivas para armas de fogo.


"Sair de casa sem ele foi uma das coisas mais difíceis que tive de fazer em muito tempo", escreveu sua mãe em uma postagem sobre como ajudá-lo a se mudar para a faculdade em 2021. "Ele está muito animado para começar sua jornada e vai ser incrível para ele!"


Robinson foi registrado na cadeia do condado de Utah em Spanish Fork, cerca de 19km ao sul da universidade onde Kirk foi baleado. Ele ainda não foi formalmente acusado.


** Com Reuters **


 
 
 

Comentários


bottom of page