Tempestades de inverno deixam 30 milhões de pessoas sob alerta nos EUA
- Rádio Manchete USA

- 29 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

NOVA YORK - Mais de 30 milhões de pessoas estão sob alertas climáticos de inverno do centro-oeste ao nordeste dos Estados Unidos. Longos trechos da Interestadual 35 – uma importante rodovia que vai do Texas a Minnesota – foram fechados ou considerados inseguros para viajar, atrapalhando os deslocamentos de final de ano.
De acordo com a PowerOutage.US, mais de 125 mil clientes, mais da metade deles em Michigan, ficaram sem energia na manhã desta segunda-feira, 29. Partes do estado registraram quase trinta centímetros de neve.
As viagens aéreas também foram impactadas, com milhares de voos atrasados ou cancelados no domingo (29), incluindo interrupções no Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago, onde tempestades provocaram uma parada temporária.
Mais ao sul e ao leste, a frente fria provocou uma série de fortes tempestades no domingo à tarde e à noite, com ventos devastadores e alguns tornados em partes de Illinois.
Em Springfield, Illinois, as temperaturas caíram de 21°C para 4°C em apenas algumas horas, destacou o Serviço Meteorológico Nacional relatou neve e temperaturas negativas.
Os piores impactos climáticos de inverno em todo o centro-oeste continuaram durante a noite de domingo, até o início desta segunda-feira. As autoridades pediram às pessoas que evitem viagens desnecessárias, especialmente em áreas sob avisos de nevasca, onde a visibilidade pode ser prejudicada.
À medida que o sistema avança de segunda para terça-feira (30), o frio se deslocará para o norte e para o leste, enquanto grande parte do Vale do Ohio e do corredor I-95 registrará chuva.
Partes da Nova Inglaterra podem enfrentar chuvas congelantes, aumentando o risco de acúmulo de gelo nas estradas e cortes de energia.
Após a tempestade, uma queda brusca de temperatura atinge grande parte do centro e do sul dos EUA de segunda para terça-feira, marcando um retorno às condições mais frias após o período de calor.
A tempestade contribui para um período de viagens já desafiador, com a expectativa de que mais de 100 milhões de pessoas peguem as estradas para viagens de final de ano.
**Com Agências**

.png)



Comentários