Trump considera tirar partidas da Copa do Mundo de Boston e disputa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles
- Rádio Manchete USA

- 15 de out.
- 2 min de leitura

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 14, que tentará tirar os jogos da Copa do Mundo de 2026 de Boston e a disputa da Olimpíada de 2028 de Los Angeles se achar que as cidades não estão devidamente preparadas ou se as condições forem inseguras.
Trump afirmou que ligaria para o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e pediria que ele transferisse esses jogos se as políticas da cidade comandada pela prefeita democrata Michelle Wu estiverem criando problemas de segurança. Ele estava respondendo a uma pergunta que fazia referência a uma recente onda de ocupações de ruas no estado de Massachusetts, onde multidões ou grupos de veículos bloquearam estradas e criaram distúrbios.
"Eu amo o povo de Boston. Sei que os ingressos para os jogos estão esgotados, mas sua prefeita não é boa", disse Trump durante um almoço bilateral com o presidente argentino Javier Milei. "Acho que ela está prejudicando Boston. A resposta é sim: se alguém estiver fazendo um trabalho ruim e se eu achar que há condições inseguras, eu ligaria para Gianni, o chefe da Fifa, que é fenomenal, e diria: 'vamos mudar para outro local'", acrescentou.
Trump convidou o chefe da Fifa para a assinatura do acordo para interromper a guerra em Gaza esta semana e já recebeu Infantino na Casa Branca diversas vezes. Um representante de Wu não comentou imediatamente as declarações do presidente americano.
O republicano disse que faria um pedido semelhante para transferir os Jogos Olímpicos, se necessário, criticando a forma como o governador da Califórnia, Gavin Newsom, lidou com os incêndios em Los Angeles no início do ano. Los Angeles está se preparando para sediar cerca de 800 eventos relacionados à Olimpíada.
"Se eu achasse que Los Angeles não estaria preparada adequadamente, eu a transferiria para outro local", disse Trump. "Gavin Newsom, ele precisa se recompor."
A Copa do Mundo deve gerar um ganho econômico único, sendo o evento esportivo com maior público em solo americano. Os jogos em Boston devem gerar um impulso estimado em US$ 1 bilhão para a economia da região, de acordo com autoridades do turismo.
A prefeita Wu frequentemente descreve a capital de Massachusetts como uma das grandes cidades mais seguras dos EUA, citando uma taxa de homicídios recorde no ano passado. Em uma audiência no Congresso em março, a democrata disse que a abordagem de Boston em relação à imigração protege contra a aplicação injusta da lei e ajuda a reduzir os índices de criminalidade, construindo confiança entre a comunidade e as autoridades policiais.
Tanto Wu quanto a governadora de Massachusetts, Maura Healey, denunciaram as recentes ocupações de ruas. Este mês, dois adolescentes foram presos após um incidente em Boston, que, segundo o departamento de polícia, resultou em uma viatura sendo atingida por fogos de artifício. Healey afirmou que há "tolerância zero" para tal conduta no Estado.
** Com Bloomberg**

.png)



Comentários