top of page
Buscar

Trump diz que pode mudar sedes da Copa do Mundo de 2026


Trump indicou que pode fazer mudanças de última hora
Trump indicou que pode fazer mudanças de última hora

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 25, que cogita a possibilidades de mudar algumas das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2026 por conta da falta de segurança em algumas cidades.


"É uma pergunta interessante, mas vamos garantir que [os torcedores] estejam seguros. [alguns locais] São geridos por lunáticos de esquerda que não sabem o que estão fazendo. A segurança está garantida para a Copa do Mundo. Se eu achar que não, iremos transferir jogos para outras cidades", disse o presidente americano durante uma coletiva no Salão Oval da Casa Branca.


"Se acharmos que uma cidade será, mesmo que só um pouco, insegura para a Copa do Mundo ou para os Jogos Olímpicos [em Los Angeles em 2028], mas especialmente para a Copa do Mundo, porque a competição está espalhada por muitas cidades, não deixaremos que os jogos aconteçam e faremos alterações", prosseguiu Trump ao citar estatísticas de crime em Chicago, cidade que não receberá jogos da competição.


O torneio será realizado entre Estados Unidos, Canadá e México. Será a primeira edição com 48 seleções, novo formato adotado pela Fifa e a seleção brasileira está garantida na competição.


A abertura da Copa do Mundo acontece no dia 11 de junho nas cidades de Guadalajara e Cidade do México, no México. No dia seguinte, os jogos acontecem em Toronto (Canadá) e Los Angeles (EUA).


Nos EUA, além de Los Angeles (Califórnia), Boston (Massachusetts), Atlanta (Geórgia), Miami (Flórida), Nova York/ Nova Jersey, Kansas City (Kansas), Dallas e Houston (Texas), Seattle (Washington) e San Francisco (Califórnia) devem ser sede da competição.


Agenda oficial da Copa do Mundo 2026 (Foto: Site oficial da FIFA)
Agenda oficial da Copa do Mundo 2026 (Foto: Site oficial da FIFA)

Maple, Zayu e Clutch

Faltando cerca de nove meses da Copa do Mundo de 2026, a Fifa divulgou os mascotes que representarão os países-sede do evento. O alce Maple representa o Canadá, o jaguar Zayu simboliza o México e uma águia careca foi escolhida como símbolo dos Estados Unidos.


A Fifa atribuiu posições aos mascotes. O alce Maple é um "artista apaixonado pelo estilo das ruas, entusiasta de música e um goleiro dedicado", que encontrou seu propósito através de "criatividade, resiliência e individualidade sem ressalvas".


O jaguar Zayu é uma homenagem á "herança rica e espírito vibrante" do México, um atacante que é "um símbolo de celebração cultural e conexão, carregando o coração do México com orgulho", através de elementos culturais como música e dança. Já Clutch, a águia-careca, joga no meio de campo, "unindo pessoas por onde vai e provando que o verdadeiro voo é repleto de propósito, paixão e brincadeira".


Os mascotes também farão parte do universo de games da entidade: em 2026, será lançado o Fifa Heroes, um jogo eletrônico que reunirá lendas do futebol e personagens fictícios em um estilo de fliperama e terá suporte para sistemas operacionais de celulares e tablets (Android e iOS) e de consoles (Nintendo Switch, PlayStation e Xbox). Além disso, será possível selecionar o trio no jogo FIFA Super League Soccer, através do Roblox.


** Com Agências **

ree

Comentários


bottom of page