top of page
Buscar

Voo com 84 brasileiros deportados dos EUA chega a BH após confusão

Atualizado: 13 de out.


Equipe do governo brasileiro aguardava expatriados em BH (Foto: Reprodução TV Globo)
Equipe do governo brasileiro aguardava expatriados em BH (Foto: Reprodução TV Globo)

BELO HORIZONTE - Mais um voo com 84 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em Confins, nesta quarta-feira, 8, por volta das 21h45, horário local, e levou quase duas horas para finalizar o desembarque por conta de uma briga a bordo.


Segundo relatos de passageiros, as algemas não foram retiradas antes do pouso, conforme acordado entre os governos do Brasil e dos EUA, por causa de uma confusão entre agentes do ICE e um dos deportados ainda durante o voo. Testemunhas contaram que os oficiais agiram com truculência para conter o homem.


Os brasileiros contam que um dos agentes chegou a pisar no pescoço do passageiro. A situação causou revolta entre outros deportados, que se levantaram e protestaram.


Para evitar novos incidentes, os agentes decidiram manter todos algemados até a aterrissagem. Um dos brasileiros relatou que viajou com algemas nos pés e nas mãos.


Ao chegar ao terminal, o acolhimento dos passageiros começou quase duas horas depois. Durante o procedimento, dois deportados foram detidos porque tinham mandados de prisão em aberto no Brasil.


A reportagem entrou em contato com Itamaraty e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para um posicionamento oficial sobre as denúncias dos passageiros, mas não obteve resposta até a publicação dessa matéria.


Desde janeiro, 25 voos de deportação partiram dos EUA para o Brasil, sendo 24 deles durante a administração do presidente Donald Trump que assumiu o cargo em 20 de janeiro. No total, 2.352 brasileiros foram expulsos do país em voos fretados.


** Com Assessorias **


ree

Comentários


bottom of page