Trump quer multa de $ 1 mil por dia para ilegal que não deixar os EUA
- Rádio Manchete USA

- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.

WASHINGTON - O governo Trump planeja multar os imigrantes sob ordens de deportação em até US$ 998 por dia se eles não deixarem os Estados Unidos, de acordo com documentos vazados para a imprensa.
A administração republicana planeja aplicar as penalidades retroativamente por até cinco anos, o que poderia resultar em multas de mais de US$ 1 milhão, disse uma fonte envolvida nas negociações sob condição de anonimato.
O governo Trump também está considerando confiscar os bens dos imigrantes que não pagarem as multas, de acordo com emails do governo vistos pela reportagem.
As mensagens mostram que a Casa Branca pressionou o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) a lidar com a questão das multas, apreensões de propriedades para imigrantes que não pagam e a venda de seus bens.
A divisão de confisco de bens civis do Departamento de Justiça poderia ser outra opção para as apreensões, segundo um e-mail.
A porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), Tricia McLaughlin, confirmou a intenção do governo.
Em um comunicado que os imigrantes que estão ilegalmente nos EUA devem usar um aplicativo móvel anteriormente conhecido como CBP One —renomeado como CBP Home sob Trump— para "se deportar e deixar o país agora".
"Se não o fizerem, sofrerão as consequências", declarou McLaughlin. "Isso inclui uma multa de U$ 998 por dia para cada dia em que o estrangeiro ilegal tiver atrasado em sua ordem de deportação final."
O DHS já havia alertado sobre as multas em uma postagem na rede social em 31 de março.
As multas decorrem de uma lei de 1996 que foi aplicada pela primeira vez em 2018, durante o primeiro mandato de Donald Trump.
O presidente Donald Trump deu início a uma ampla repressão à imigração após assumir o cargo em janeiro, testando os limites da lei dos EUA para aumentar as prisões e deportações. As multas planejadas têm como alvo os cerca de 1,4 milhão de imigrantes que receberam ordem de remoção por um juiz de imigração.
** Com informações da Reuters **

.png)



Comentários