Agentes do ICE invadem creche e centro de idosos em Chicago
- Rádio Manchete USA

- há 2 horas
- 2 min de leitura

CHICAGO - Agentes do ICE invadiram uma creche de em um bairro residencial na zona norte de Chicago, em Illinois, e levaram uma professora, deixando em pânico os administradores da escola e os pais dos alunos.
Imagens obtidas pela WGN-TV local mostraram dois homens, um deles usando uma balaclava, arrastando uma mulher para fora da creche de imersão espanhola, Rayito de Sol, enquanto ela gritava. Os homens usavam coletes que diziam "Police", mas nenhuma outra marca de agência era visível.
A mulher, que foi identificada em um grupo de trocas de mensagem de pais como Diana Santillana, que pode ser ouvida dizendo em espanhol: "Eu tenho documentos".
Os agentes agarraram a uma professora colombiana na frente das crianças, observou em comunicado o deputado democrata, Mike Quigley.
Pais chocados, que disseram terem recebido da escola a informação de que todos os professores estavam legalmente autorizados a trabalhar, ficaram no estacionamento do Rayito de Sol após a batida da imigração.
"As crianças estavam chorando, os pais estavam chorando", disse Tara Goodarzi, uma advogada que estava deixando seu filho de 3 anos na Rayito de Sol quando três agentes entraram no prédio. "Essa é uma cena que não vamos esquecer", completou .
Laura Tober, mãe de uma criança da turma de Santillana, descreveu-a como gentil e atenciosa. "Na segunda-feira, minha filha andou pela primeira vez para ela e ela mal podia esperar para me contar", relatou.
No X, a porta-voz do DHS, Tricia McLaughlin, disse que os agentes do ICE perseguiram uma mulher colombiana e um homem na área de entrada da creche depois que eles fugiram de uma "blitz de trânsito direcionada". O carro está registrado em nome de Diana Patricia Santillana Galeano.
“As autoridades perseguiram o veículo antes que o agressor acelerasse em direção a uma praça de compras, onde ele e a passageira fugiram do veículo. Eles correram para um centro de cuidados infantis e tentaram se trancar dentro do local — colocando os filhos em risco de forma imprudente.”
Em nota, o DHS afrma que Diana entrou ilegalmente no país pela fronteira sul em 2023 e ter uma autorização de trabalho confere status legal para estar nos EUA.
** Com Reuters **

.png)



Comentários