top of page
Buscar

Governadora cobra solução para greve de coletores de lixo que já dura 7 semanas em Massachusetts


Medidas paliativas da empresa não resolvem o problema de acúmulo de lixo nas ruas
Medidas paliativas da empresa não resolvem o problema de acúmulo de lixo nas ruas

BOSTON - A governadora de Massachusetts, Maura Healey, reclama que tem sido ignorada pela Republic Service e cobra que a empresa de coleta de lixo resolva o impasse com os funcionários para acabar com a greve que já dura sete semanas.


"A incapacidade da sua empresa de resolver ou mesmo abordar significativamente esta greve prolongada é inaceitável", escreveu Healey na carta direcionada ao CEO Jon Vander Ark.


"O fato de você não ter retornado minhas ligações é um reflexo da sua abordagem inaceitável a um assunto urgente", acrescentou.


A democrata sugeriu que representantes do governo ajam como intermetidários da disputa que paralisou o recolhimento do lixo em pelo menos 14 municípios.


A Republic Service não se reúne com o Teamters Local 25, sindicato que representa mais de 400 trabalhadores, desde o dia 18 de julho.


Os servidores pedem aumento salarial, melhores condições de trabalho e plano de saúde mais completo, diz um comunicado do sindicato Teamsters Local 25. No domingo, eles decidiram manter a greve.


A Republican Service afirma ter oferecido um aumento salarial de 16% no primeiro ano e somar o acréscimo de 43% ao longo da vigência do contrato, além de um plano de saúde com prêmio zero para os funcionários sindicalizados.


Por outro lado, a companhia nega incluir no acordo uma cláusula de anistia para os funcionários que participaram da greve. "Se o Teamters Local 25 alega que não está fazendo nada ilegal. Essa medida é desnecessária", observa em nota à imprensa.


A Republican Service está prestando serviço parcial em Massachusetts com funcionários que não são sindicalizados, além daqueles transferidos de outros Estados, mas não é o suficiente. Boston, Canton, Danvers, Gloucester, Beverly, Peabody, Revere e Malden são as cidades mais afetadas.


Além de Massachusetts, a empresa também enfrenta a paralisação de cerca de 2 mil trabalhadores em outras dezenas de cidades dos Estados Unidos.


** Com Agências **


ree

Comentários


bottom of page