Trump revoga diretriz que garante apoio para estudantes que não falam inglês
- Rádio Manchete USA

- 21 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de ago.

WASHINGTON - O governo Trump revogou essa semana uma diretriz federal que garante a proteção dos direitos civis de cerca de 5 milhões de crianças sem proficiência em inglês que frequentam escolas públicas nos Estados Unidos.
Desde 2015, uma decisão conjunta dos Departamentos de Justiça e Educação destacava que os distritos escolares agissem para prevenir a discriminação e cumprir as sentenças judiciais que protegem o direito dos alunos de aprender o idioma.
Entretanto, na quarta-feira, 20, o site do Departamento de Educação publicou esse documento com um carimbo vermelho informando que o conteúdo foi "formalmente rescindido e vale apenas para fins históricos".
O Estados podem manter as aulas de inglês como segunda língua (ESL), mas vão enfrentar dificuldades sem a verba federal.
Especialistas avaliam que a iniciativa compromete o aprendizado e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.
A ex-chefe do Escritório de Aquisição da Língua Inglesa do Departamento de Educação durante o governo democrata de Joe Biden, Montserrat Garibay, disse ao canal de notícias Chalkbeat na quarta-feira que "há um alto risco de que os alunos [aprendizes de inglês] não recebam o apoio linguístico e acadêmico de que precisam".
Já a deputada democrata Pramila Jayapal, de Washington, define a ação como "mais uma medida ridícula de Trump que só prejudicará as crianças que se dedicam a aprender inglês". "É uma ação discriminatória que impactará milhões de crianças, muitas das quais nasceram neste país."
** Com Agências **

.png)



Comentários