top of page
Buscar

Prefeita de Boston anuncia medidas anti-ICE



BOSTON - A prefeita Michelle Wu anunciou nesta quinta-feira, 5, uma ordem executiva para "Proteger Moradores de Boston de Operações Federais Inconstitucionais e Violentas" que prevê a responsabilização de qualquer pessoa que cometa atos violentos, danos à propriedade ou tenha qualquer conduta criminosas, inclusive agentes do ICE.


“Boston se solidariza com as comunidades de toda a região para proteger nossos moradores em meio aos ataques de uma administração federal imprudente e perigosa”, disse Wu.


A democrata estava acompanhada pelo administrador municipal de Cambridge, Yi-An Huang, pelo administrador municipal de Chelsea, Fidel Maltez, pelo prefeito de Lynn, Jared Nicholson, pelo prefeito de Newton, Marc C. Laredo, e pelo prefeito de Somerville, Jake Wilson, locais que também devem seguir orientações para desencadear operações anti-imigração violentas.



Durante o discurso, Wu criticou as táticas do ICE "destinadas a criar medo e aumentar a tensão", incluindo a discriminação racial ilegal de moradores, o uso de máscaras para ocultar suas identidades, a recusa em se identificar, a entrada em residências privadas sem mandado e a não utilização de câmeras corporais.


O decreto da democrata reafirmou que os alvos de operações federais ilegais - como repressão à manifestação pacífica e buscas sem mandado - devem acionar o Serviço de Emergência (911) e a Polícia de Boston "vai seguir as práticas estabelecidas para garantir a segurança pública e investigar todos os crimes cometidos na capital — incluindo aqueles cometidos por agentes federais — e, se apropriado, encaminhará os casos aos parceiros locais de aplicação da lei da cidade, ao Ministério Público, e à Procuradoria-Geral de Massachusetts".


Imagens de câmeras de segurança e dos uniformes dos policiais locais também vão estar disponíveis para a investigação em conformidade com a Lei de Registros Públicos do Estado.


Além disso, o decreto proíbe que agentes de imigração utilizem prédios, estacionamentos e parques de Boston para suas operações e instrui o Departamento Jurídico da Cidade a utilizar todos os meios legais para confrontar os ataques coercitivos da administração federal, inclusive por meio de litígios, em caso de uma ação ilegal e inconstitucional.


O pronunciamento de Wu acontece dias após a governadora de Massachusetts, Maura Healey, apresentar um projeto de lei para aumentar a proteção contra operações truculentas e emitir uma ordem executiva para barrar as polícias de colaborar com o ICE exceto em casos onde o imigrante represente risco à segurança pública.


A iniciativa das democratas acompanha as reações de outros governos durante as operações do ICE em todo os Estados Unidos, especialmente após a morte de dos americanos Renee Nicole Good e Alex Pretti em Minnessota.


É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a autorização da MANCHETE USA. Todos os textos estão protegidos por copyright.

Reproduções autorizadas devem conter crédito de AUTORIA para MANCHETE USA (mancheteusa.com)



 
 
 

Comentários


bottom of page