top of page
Buscar

Americana reencontra marido no RJ após quase três meses separados pelo ICE


Hannah e Matheus ao se reencontrarem no aeroporto do Rio de Janeiro na manhã de segunga-feira
Hannah e Matheus ao se reencontrarem no aeroporto do Rio de Janeiro na manhã de segunga-feira

RIO DE JANEIRO - A americana Hannah Silveira desembarcou na manhã desta segunda-feira, 16 no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro e reencontrou o marido Matheus Silveira que passou quase três meses preso pelo ICE nos Estados Unidos após ser detido durante uma entrevista para obter o green card através do casamento na Califórnia.


O brasileiro desembarcou em Belo Horizonte quatro dias antes, no 5º voo de deportados só esse ano, e foi recebido pelo programa "Aqui é Brasil" do governo federal.


Silveira comemorou a chegada da mulher e diz estar aliviado. “É bom, muito alívio, né? Porque tem dois meses lá que eu ficava sem saber o que vai acontecer. Fui mandado de um lugar para o outro, sempre algemado. Comida ruim também.”


O brasileiro está proibido de reentrar nos EUA nos próximos dez anos. Já Hannah diz que não se sente segura no próprio país e está disposta a recomeçar do zero, já que seus diplomas de medicina e direito não são válidos no Brasil.


“Olhar para trás, nem pensar. Agora virou passado, virou história. Só aproveitar aí com a família, com os amigos e com a minha esposa também”, afirmou Mateus.


Prisão

Silveira foi detido pelo ICE no dia 24 de novembro no prédio do Serviço e Imigração e Naturalização (USCIS) em San Diego, minutos após ter o pedido de green card através do casamento aprovado.



Uma policial se levantou e disse que "pessoas no corredor" esperavam o casal e o advogado deles para conversar. Na sequência, descreveu Hannah, quatro agentes do ICE entraram no escritório, colocaram o brasileiro contra a parede e o prenderam.


Os oficiais tinham um mandado de prisão contra Silveira que fazia referência à permanência do homem no país após o vencimento do visto de estudante. Silveira chegou ao país em 2019 com o F-1 que expirou no ano seguinte. Ele e Hannah se casaram em agosto de 2024.


Na época, a secretária-assistente do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, confirmou ao Newsweek que Matheus Silveira permaneceria sob custódia do ICE enquanto aguardava os procedimentos de remoção.


Na nota, enviada ao portal da Newsweek, McLaughlin descreveu Matheus como um "estrangeiro ilegal criminoso do Brasil que permaneceu no país após o vencimento do visto de estudante F-1”.


É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a autorização da MANCHETE USA. Todos os textos estão protegidos por copyright.

Reproduções autorizadas devem conter crédito de AUTORIA para MANCHETE USA (mancheteusa.com)



Comentários


bottom of page